Agência parceira:

Os Cegos (14ª Mostra de Teatro Agosto)

Classificação: 12 anos
Local: Teatro Municipal “Prof. Olympia Faria de Aguiar Adami”
Data: 01\08\2.018
Ingressos: R$ 5.00
Horário: 20H30

Informações: (16) 3942 4115 (Teatro Municipal)

GRUPO DE INCIAÇÃO AO TEATRO – 38ºANO

“OS CEGOS”

DE MICHEL DE GHELDERODE

Um dos maiores escritores belgas, cujo nome de batismo era Adhemar Adolphe Louis Mertens, Michel de Ghelderode é autor de mais de sessenta textos para teatro, além de poemas, contos, romance e colaborações em revistas literárias. Autor barroco, sensível à influência da cultura flamenga, elaborou uma linguagem teatral personalíssima, com raízes na farsa popular, na pantomima cômica, no teatro de marionetes, no teatro de máscaras, no circo e no cinema mudo. Sua obra tem alcance mundial, com forte ressonância no teatro europeu.
Inspirado no quadro “A Parábola dos Cegos”, têmpera sobre tela de Pietr Bruegel, o Velho, de l568, pintor flamengo (renascimento norte europeu), Ghelderode criou esta pequena obra prima em um ato: “Os Cegos”. Este texto, com tradução de Aníbal Machado, publicado nos Cadernos de Teatro nº68 (O Tablado – l.976) foi escolhido para o elenco de adultos do Grupo de Iniciação ao Teatro, em 2.017, e mantido para este ano, dado o sucesso alcançado.
Para acompanhar o texto que dá nome ao espetáculo, na montagem deste ano o Grupo de Iniciação ao Teatro optou por trazer à cena o primoroso Prólogo, de Bertolt Brecht, para sua obra “A Antígona de Sófocles”. Ambientado na Berlin nazista durante a Segunda Guerra Mundial, este pequeno grande texto se liga ao espetáculo por ressaltar a cegueira humana diante do abismo.

ELENCOS

PRÓLOGO - Gianne Maria Sant’Ana Martelo

Goretti Rissato de Souza

OS CEGOS - DE WHITTE – Daniela Cristina F. Nadaletto

Gasparina Cândida Malaquias

Goretti Rissato de Souza

DE STROP – Neusa Maria de Souza

Régis Henrique Fantin

Tânia Menezes

DEN OS – Antônio Gonçalves de Oliveira

Daniel da Silva Gama

Rafael Riccioli

LAMPRIDO – Zéluiz de Oliveira

DIREÇÃO – Américo Rosário de Souza

Zéluiz de Oliveira

FIGURINOS – Zé Luiz de Oliveira e Elenco

SOM – Larissa Dreher

LUZ - Américo Rosário de Souza

O GRUPO

Criado em 1.981 com dois objetivos principais: a formação de público para o Teatro e a possibilidade de interferir culturalmente e de forma positiva junto aos seus integrantes e, com o passar dos anos, à própria cidade, o GRUPO DE INICIAÇÃO AO TEATRO vem alcançando em todo esse tempo a ambos. E não se trata aqui de vanglória, mas da percepção incontestável de que a arte em geral exerce um efeito positivo nas pessoas que com ela se relacionam.
Hoje no 38º ano, continua recebendo crianças, jovens e adultos, com o espaço aberto a todos aqueles que queiram vivenciar o teatro, sendo um ponto de encontro entre nossas várias realidades e uma força transformadora em termos culturais.
Com mais de uma centena de montagens, trouxe à cena espetáculos que marcaram nosso panorama teatral, desde textos de autores da Casa a obras consagradas do Teatro Mundial, como “A Mandrágora”, de Nicolau Maquiavel; “As Troianas”, de Eurípedes; “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca, ou nacionais como o inesquecível “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado.

Espetáculos do ano de 2018

“A HISTÓRIA DE UM PEQUENO MILAGRE”

“OLHA-ME COMO ANTES”

“OS CEGOS”