Agência parceira:

Sebastião

Esta encenação teatral é baseada em um fato verídico e singular ocorrido em 2007, na Bahia. Em Maracangalha, distrito próximo a Salvador, um avião transportando 5,6 milhões de reais, sofreu um acidente, caiu e foi saqueado por muitaspessoas. Ao invés de felicidade, este dinheiro trouxedesespero e terror para os moradores locais.

Esta história é contada e vivida por Sebastião, quese vê envolvido em uma trama de perseguição eviolência, depois que participa do saque do dinheiro quecaiu com o avião. Devoto do Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, Sebastião, por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Um presente que vira uma maldição. 

Este espetáculo é uma teatralização de fatos reais que tratam sobre a natureza humana estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos, a ética, a violência, a baianidade, além de trazer referencias cotidianas. Em meio a muitos personagens que ganham corpo e voz nas historias contadas por este Jogador/narrador chamado Sebastião - Um anti-herói brasileiro que narra os acontecimentos dessa história real que mais parece um realismo fantástico. 

Um teatro visual e sonoro onde as imagens e as palavras são usadas de modo artesanal e construídas a partir de fatos jornalísticos. Fabio Vidal aqui reafirma sua técnica, estética e filosofia de cena levados ao palco por um teatro múltiplo e essencial geradores de metáforas e poesias cênicas. Neste espetáculo que Transita entre sensações diversas, que variam entre o cômico, o drama e o trágico. 

Sebastião é o quinto trabalho de repertório do Território Sirius Teatro que participou de importantes Festivais de Teatro do Brasil e recentemente foi apresentado na Alemanha. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Braskemde Teatro 2010, na categoria "Ator",indicado na categoria “texto”. Conta com o texto de Fábio Vidal e tem a orientação e colaboração dramatúrgica de Gil Vicente Tavares. O projeto conta também com a participação de Fernanda Paquelet (iluminação), Moacyr Gramacho (direção de arte) e Emerson Cabral (direção musical).

   Ficha Técnica

 Tempo de duração do espetáculo: 75 minutos

Autor, Encenador e Ator: Fábio Vidal

Orientação e colaboração dramatúrgica: Gil Vicente Tavares

Assistente de Direção e operação de som: Gabriela Sanddyego

Assistente de Direção (1ª etapa): Caio Rodrigo

Direção de Arte: Moacyr Gramacho

Assistente de Cenografia: Renata Mota

Figurino: Silvia Costa

Cenotécnicos: Israel Santos, Gei Correia, Paulo Maurício, George Santana

Iluminação: Fernanda Paquelet

Assistente de iluminação: Tuca Gomes

Direção Musical: Emerson Cabral

Produção de Trilha Sonora: Cassius Cardozo

Programação Visual e Design: Clara Ribeiro

Fotografias: Alessandra Nohvais

Vídeos: Tatiana de Lima

Edição de Imagens: Thiago Gomes

Locuções: Evelin Buchegger

Produção: Junior Cecon